top of page
  • Foto do escritorKarla Fabiana Benthien Potier - Psicóloga

Home Office e Produtividade


Na atualidade os modos de trabalho precisaram ser reinventados utilizando a tecnologia à disposição de uma grande maioria. O trabalho home office, por meio de salas virtuais, plataformas de reunião, aplicativos de conversa por voz e imagem, traz vantagens como flexibilidade de horário, comodidade, economia e conforto. Porém a maior vantagem é o distanciamento social que evita o contágio social da doença.

No entanto o trabalho home office também vem sendo um desafio e merece atenção quanto ao seu valor, seriedade, produtividade e os usuários de uma empresa que antes utilizavam menos esse tipo de tecnologia ou o faziam como lazer, merecem algumas orienrtações.

Diante de tanta flexibilidade é fundamental que o profissional que esteja trabalhando em casa, mantenha comprometimento, estabeleça uma rotina de horas de trabalho por dia ou de compensações, mantenha sua atenção focada, para que não perca alinha de raciocínio, o engajamento, timing e assim prejudique a qualidade de seu trabalho.

Para tanto é preciso reservar um espaço apropriado, silencioso, onde não receba interrupções externas, porém se as receber deve haver flexibilidade evitando o nervosismo pelo seu fluxo de ideias ter sido interrompido abruptamente. O ideal é que comunique seus familiares da necessidade de privacidade, colaboração com o silêncio e respeito pelo seu trabalho. Não deve esquecer da hora de descanso individual ou com a família.

Apesar da versatilidade que proporciona o próprio profissional tem que ter muita autodisciplina e atenção focada e seletiva para não se distrair de suas metas diárias com o uso de redes sociais em paralelo. É interessante desligar as mensagens automáticas ou o celular durante o trabalho, se isso atrapalhar a sequência do seu trabalho.

A modalidade ainda permite o encontro online, ao vivo, por vídeo conferência. A linguagem não verbal é muito importante, pois fornece 2/3 do que a pessoa que quer compartilhar. Fornece o significado, a interpretação. No entanto os vídeos requerem o dobro da atenção dos receptores e emissores. O vídeo conferencia pode apresentar atrasos de emissão de som, permitindo que ocorram interrupções de raciocínio devido a um diálogo fragmentado, prejudicando a fluidez da comunicação e os silêncios ou interrupções nas falas podem criar espaço para impaciência ou interpretações errôneas e julgamentos. Ainda as pessoas podem ficar desconfortáveis com sua imagem no vídeo, devido a distorções que podem haver na transmissão.


Apesar do suposto conforto em trabalhar de pijama, na cama, no sofá, no tapete pode haver um comproemtimento da postura corporal causando alguns danos ao longo do tempo ou uma dupla leitura por parte do cérebro. Corpo e mente são integrados e a mente biologicamente condicionada a interpretar algumas posturas com seus significados funcionais. Assim o corpo estando deitado ou relaxado ao deitar , isso pode ser compreenddo como necessidade de relaxamento muscular, ativando menos areas de reação que deveriam estar em vigilia para o trabalho. Pode existir também o cansaço devido a imobilidade corporal na conversa, o que exige uma autodisciplina para que de tempos em tempos a pessoa se exercite.

As empresas que optam pelo não "constrangimento da privacidade" e optam apenas por chamada em "sala", sem vídeo, tencontram outras desvantagens. A interação fica ainda mais incompleta, por não poderem ter o "olho no olho", a conexão ocular, ou facila, que garantiria ao emissor da informação a receptividade de seu receptor, por meio de sinal expressivos da face, ou seja se está atento e engajado ao que está sendo emitido, ou se está sendo apenas um ouvinte, enquanto faz em paralelo com outras atividades de sua preferência ou prioridade.

Assim essa modalidade tem sua facilidades e dificuldades e depende muito do comprometimento e autodisciplina de cada profissional no seu autogerenciamento e produtividade, sendo que a autorresponsabilidade e o comprometimento, mais do que a obrigatoriedade, são a tendência dos novos tempos.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page