top of page
  • Foto do escritorKarla Fabiana Benthien Potier - Psicóloga

Psicoterapia online é possível?

Psicoterapia online, é possível sim!

Psicoterapia é um processo onde o cliente ou paciente conversará com o psicólogo ou terapeuta sobre suas emoções, angústias, medos, ansiedades, preocupações, escolhas, entre outros afim de autoconhecer-se, identificando e buscando compreender a sua personalidade mecanismos de funcionamento mental, seu modo de ser, seus estilos de pensamento e de enfrentamento com o intuito de rever ou reestruturar o que for necessário para viver com qualidade sua vida. Essa “conversa” pode ser presencial, mas também a distância. O próprio Freud atendia muitos de seus pacientes por meio de cartas onde os orientava.


Com a chegada da era digital e do aumento da demanda de atendimento das necessidades de orientação e informação por meio online o Conselho Federal de Psicologia deliberou em maio de 2012 a Orientação Psicológica online, e em novembro de 2018 o reconhecimento do termo Terapia online, e do atendimento psicológico online ampliando as possibilidades de atendimento por meios digitais, como celulares ou plataformas digitais, sem necessidade de encontro presencial. No caso de menores de idade exige-se a autorização de um dos pais ou responsável.


Essa modalidade de Psicoterapia online tem sido cada vez mais procurada principalmente no presente ano de 2020, devido as condições estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde, de distanciamento social estabelecidas pelo protocolo de proteção devido a pandemia pela Covid 19 e pelas contingências da gravidade da mesma no mundo extra e intrapsíquico de cada pessoa.


A Psicoterapia online é sim uma maneira, prática, segura e confiável e regulamentada de você receber atendimento psicológico.

Porém é importante que alguns critérios éticos sejam observados pelo paciente na hora de contratar esse serviço:

· Busque referências e indicações de profissionais éticos, sérios com pessoas ou sites da área de saúde, social ou de sua confiança.

· Informe-se se o profissional escolhido para atender você está cadastrado no Conselho Regional de Psicologia (ele terá um número identificado como CRP), o qual regulamenta e autoriza a atuação profissional após a conclusão da Graduação Acadêmica de Psicologia. No momento atual existem muitas terapias que vem sendo realizadas porém sem ter o profissional uma capacitação ou formação na área da psicologia ou suficientemente aprofundada ou especializada.

· Pesquise ou pergunte sobre a experiência e especialidade do profissional escolhido tem uma especialidade específica, como atendimento a casal criança, adolescente, adulto, gerenciamento de carreira...

· Pesquise as linhas teóricas ou abordagens existentes e escolher qual acredita ser a melhor para si: por exemplo Psicanálise, Cognitivo Comportamental, Sistêmica, Analítica, Transpessoal, Constelação, ou tire dúvidas com o próprio profissional escolhido sobre sua forma de atuação antes da primeira sessão.

· Tire dúvidas com o profissional escolhido sobre tempo de duração da sessão, quantidade necessária de sessões semanais, preço, frequência, pontualidade, dinâmica do processo.

· Busque saber se a plataforma digital utilizada por você e pelo profissional é segura, onde possa manter sigilo e privacidade das informações.

· Busque um lugar seguro e sigiloso, onde não ouçam a sua conversa e você tenha privacidade para as sessões ou consultas com seu psicólogo.

· Tenha em mente algumas das necessidades e os objetivos que almeja alcançar com o processo terapêutico.

· Escolha com qual gênero você costuma sentir mais confiança e espontaneidade para expor seus conteúdos sem sentir-se julgado, pois o vínculo ou relação terapêutica pode ser considerado uma das bases do processo psicoterapêutico ou de análise.

· Sinta-se à vontade para escolher outro profissional pois nem sempre o vínculo se estabelece na primeira tentativa. Porém tenha cuidado porque exigência demais pode ser uma resistência em se abrir e sabotar seu início de tratamento.

· Lembre que a psicoterapia é um processo e seus resultados variam de pessoa para pessoa.

· Não compare os preços das sessões, cada pessoa é única e a negociação faz parte do processo.

· Você merece sigilo, não julgamento, não aconselhamento ou recomendações baseadas nos valores pessoais do profissional.

· Mantenha o compromisso consigo mesmo e com o seu psicólogo.


Instrumentais técnicos necessários

· Ter um dispositivo ( celular, computador, notebook, telefone, email) para se conectar.

· Ter boa conexão de internet.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page