top of page
  • Foto do escritorKarla Fabiana Benthien Potier - Psicóloga

Procrastinação e Baixa Produtividade

Você planeja, planeja e suas ações nunca saem do mundo das ideias e do pensamento?

Procrastinar é adiar uma ação por um grande período de tempo, a qual logo se acumulará com outras necessidades tornando um verdadeiro caos a tomada de decisão e a própria ação. Para que essa atitude não se torne um hábito de comportamento é importante focar no que é realmente prioritário para o momento e dar o primeiro passo.

Saber distinguir o importante do urgente é um dos fatores fundamentais. O importante deve ser feito sempre para evitar a chegada no urgente. Evitar especulações econômicas e políticas e antecipação de resultados negativos é um dos fatores que ajudam a pessoa a se focar no presente e fazer o que precisa ser feito sem muitas conjecturas futuras. Já cabe ao dia o seu próprio mal e não vos ansieis pelas coisas de amanhã, disse o grande profeta.

A dificuldade de conciliação e organização para dar conta da divisão de tarefas do lar e profissionais tem sido grande para alguns e vem gerando estresse, autocobrança e culpa em excesso por não conseguir resultado satisfatório nem em uma e nem na outra, e a falta de resultado pode servir de fator de procrastinação. Aprenda a delegar tarefas e a focar naquilo que depende de você!

Crie uma rotina de horários fixos, mas com possibilidade de uma ou outra flexibilidade, para não ser tão rígido consigo mesmo, se autodeterminar e administrar o tempo por metas e horários com recursos de painéis visuais, intitulados por “ A fazer, feitos, pendências”. Onde a coluna do “feitos” deve ser visualmente reforçada, mostrando a capacidade de realização. Abra também uma coluna ao lado das “pendências” escrevendo qual o distrator você teve para não a ter realizado. Assim saberá o que precisa ser evitado.

Também são fatores que levam a pessoa a procrastinar a falta de credibilidade em si mesmo, o medo do erro, o perfeccionismo, gerando falta desânimo ou raiva de si mesmo achar que não consegue. “Imagino que não sou capaz”, “Mas alguém fará melhor”. E se não der certo ou disserem não” “... não adianta mesmo...” Essas frases são consideradas crenças limitantes, autossabotadoras que precisam ser substituídas por outras como “ eu ou alguém conseguimos antes, então consigo agora”, “a dificuldade está sendo uma invenção de minha mente, não vou cair nesse conto”. “Faço uma coisa de cada vez até o final, depois passo para outra.” Começo pelo mais difícil e desafiador, supero e depois tudo flui naturalmente”. “ Posso ser imperfeito” “ Posso pedir ajuda”

O pensar sobre o que está pensando e identificar as distorções ou armadilhas de pensamento que te imobilizam é uma ótima estratégia de metacognição. Assim como o “self talk”, ou falar em voz alta consigo mesmo, passo a passo o que está fazendo e o que fará a seguir.

Na verdade, o que você tem que fazer é parar de muito pensar e simplesmente começar algo, não importa de onde, comece seu projeto, suas ligações, coisas que você sempre quis fazer e nunca tinha tempo. Com a experiência você vai definido as prioridades naturalmente. Não desista!

A procrastinação também está ligada a uma dificuldade de atenção seletiva ou concentração. Seja em distratores externos como barulhos, conversas, ou distratores internos, como pensamentos ruminantes sobre o passado ou futuro, tragédias, antecipação de problemas, ou mesmo pelo próprio padrão de distorção de pensamento com filtro no negativo.

Para tanto é importante preparar-se para o trabalho, postura adequada, respiração diafragmática. Mente e corpo trabalham integrados O seu cérebro entende as comandas que o seu corpo dá e ele funciona de acordo com as memórias da funcionalidade de cada gesto ou postura que você tem. Por exemplo, se você estiver deitado ele entenderá, que você precisa descansar e permanecerá o desejo de ficar deitado e a preguiça. Por tanto levante e se prepare para o que precisa ser feito. Deixe o seu corpo ereto, espreguice e estenda seus braços para o alto e em noventa graus com seu tronco. Dê um brado de vitória e repita frases afirmativas como. Agora eu estou trabalhando. Eu me valorizo, eu valorizo as pessoas e as pessoas me valorizam...

Algumas pessoas mais velhas podem ter dificuldade de adaptação a nova modalidade de trabalho a distância ou devido a excesso de tecnologia exigida. Tenha paciência, peça ajuda, se permita não saber tudo e aprender o novo. Aprenda a desaprender os modos antigos e desenvolva a abertura de sua mente. Peça ajuda, tenha paciência. Não desista.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page