O que faz a sua vida valer a pena?
- Karla Fabiana Benthien Potier - Psicóloga
- 11 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Após a segunda guerra mundial devido a inúmeros casos de estresse pós-traumático e doenças mentais, a psicologia seguiu o modelo da psiquiatria, tendo o foco na melhora de sintomas de transtornos, distúrbios e doenças mentais. Porém em 1998 surgiu a psicologia Positiva, a qual visa ir além de reduzir o sofrimento humano, promovendo a felicidade na vida das pessoas, não uma felicidade artificial, mas uma felicidade legítima, baseada em significado, engajamento e propósito. Essa premissa na nossa década vem se difundindo cada vez mais em diferentes comunidades, escolas e principalmente empresas.
A psicologia então, volta a se focar por meio da psicologia Positiva, em contribuir com as forças e virtudes dos indivíduos, para que as reconheçam e fortaleçam e possam atingir seu desenvolvimento pleno, baseado na ideia de que as pessoas querem viver uma vida feliz e cultivar o melhor dentro de si.
De acordo com a pesquisadora Sonia Libanês, da Universidade da Califórnia, foi constatado por investigações na área da biologia, neurologia e sociologia que três fatores princípio Csikszentmihalyi ais determinam a felicidade :
· O fator genético é 50% responsável pela variação da nossa felicidade, estados de humor e emoções,
· 10% por cento é determinado pelas circunstancias, renda, escolaridade, ambiente e
· 40 % é determinado pela nossa intencionalidade os nosso pensamentos e comportamentos .
Martin Selligman, relata em seu livro Felicidade Autentica, alguns caminhos ou condições para a felicidade:
· Vida prazerosa: vivenciar o máximo as positivas e não desprezar as negativas pois muitas delas são necessárias, porém não as supervaloriza-las. Existem maneiras diferentes de se pensar a felicidade, como uma euforia, alegria esfuziante ou como serenidade, paz, inspiração, mas ambas devem ser equalizadas.
· Vida engajada: Descoberto Mihaly Csikszentmihalyi, por experimentos neurocientíficos no cérebro, o estado de flow, é um estado de fluxo da consciência, onde corpo e mente entram em harmonia e satisfação sem depender de fatores externos, como bens materiais, dinheiro, emprego, festas, mas de uma motivação intrínseca satisfatória, fazendo algo que se gosta e se envolve trazendo alto desempenho. Entrar nesse estado é estar completamente engajado e absorvido pelo que esta fazendo proporcionando felicidade natural e esponstanea a si mesmo.
· Vida de significado e propósito: servir a uma causa que vai além de você mesmo, um bem maior, e deixar um legado para a humanidade.
· Identificar e cultivar talentos humanos ou forças de caráter e virtudes.
Christopher Peterson e Martin Selligman fizeram um manual de classificação de forças e virtudes, baseado em códigos da humanidade, pesquisando do oriente ao ocidente, em diferentes épocas da humanidade, chegando a relação da felicidade com 6 forças básicas de caráter, as quais se ramificarão em outras 24. São elas:
Sabedoria , coragem , humanidade, transcendência, temperança, humanidade e justiça. As quais se praticadas ajudaria a levar uma vida com mais prazer, significado e propósito.
Então que tal você começar a ter um encontro com você mesmo e identificar suas forças? Se não conseguir pergunte as pessoas ao redor, quais delas percebem em você.
Lembre-se de situações que superou ou precisou usar uma delas.
Procure também identificar talentos nas pessoas ao seu redor e elogiá-las.
Como você vai usar seu tempo hoje? O que fará de bom por você hoje? Por que não investir em realizar pequenas coisas que te possam te trazer prazer?
Um banho morno com sabonete novo, fazer um chá de flores ou frutas, passar o perfume que mais gosta, cozinhar ou pedir uma comida especial, olhar o céu, colocar uma música agradável com sons da natureza, pintar, plantar, dançar, costurar. Escrever sobre você contando suas experiências, ligar para um amigo, fazer um trabalho voluntário...
Vamos lá!? O que vale é começar!
“Ao invés de procura por pessoas talentosas procure o talento nas pessoas. Todas as pessoas tem talentos se você procurar você vai encontrar”
Helder Kamei
Comentarios