top of page
  • Foto do escritorKarla Fabiana Benthien Potier - Psicóloga

Amar ou depender

Atualizado: 18 de jul. de 2020


A dependência afetiva é como um vício, devido a incapacidade de abrir mão do que se quer ou de adiar a satisfação de suas próprias VONTADES , DESEJOS OU necessidades IMEDIATAS e do prazer.

Está relacionada ao APEGO INSEGURO o OU EXCESSO DE APEGO nos primeiros anos de vida, o qual permanecerá na vida adulta para tentar evitar ou negar a lembrança da dor, do abandono da privação, porém ela já está ali marcada (no caso da falta) ou manter a satisfação, a segurança e a proteção, o bem estar e a companhia apenas para si (no caso do excesso).

Depender é querer reter a fonte de apego por meio do autoengano, pois não é possível obter tudo do outro. Quando nos tornamos adultos somos responsáveis por preencher os próprios vazios e nós mesmos darmos a nossa criança interior, o que os cuidadores ou pais , por seus motivos pessoais não foram capazes Transferir para as suas relações com os outros essa responsabilidade, é manter-se na posição infantil de menos valia, inferioridade, ou até mesmo no imaginário mágico de ser especial, merecedor e superior aos outros e não querer crescer , enfrentar dificuldades e desafios. Ninguém, absolutamente ninguém nos deve nada. Cada um dá à medida que tem para dar. Não temos como exigir que sombreiros nos deem laranjas para fazermos uma laranjada. Poderíamos dizer que amar é dar a si e ao outro o direito de serem quem são e fazerem o melhor que podem.


.Busque se conhecer e as suas próprias faltas e vazios. Busque se amar do jeito que você é, e não apenas por suas qualidades. Só você pode se dar o que precisa a medida que precisa e com o tempo evoluir.

· Se você tem a mania de consultar os outros sobre tudo se de o direito de errar. Se você erra você aprende, você cresce.

· Não se justifique, lamente ou torture pelos traumas do passado, se trate com respeito e amor, só você pode mudar o seu destino.

.· Comece tomando decisões simples e vá ousando, aos poucos, outras decisões.

· Busque autonomia, emancipação social e afetiva, aos poucos você desenvolverá por si mesmo capacidades de enfrentamento. Tenha paciência com você mesmo.

.Ser independente é praticamente não depender de nada , de ninguém e isso é praticamente impossível porém ser autônomo é ter a capacidade de decidir, de fazer as próprias escolhas,

· Controle seu medo de estar só, estar só pode te ajudar a entra em contato com aquilo que você tem de melhor. Faça uma lista do que você gosta e sabe fazer, esses são seus talentos, coloque-os em prática.

· Saia do imediatismo de satisfazer seus desejos, necessidades, realizar seus projetos. Coloque metas.

· Se de o direito de dar a si mesmo o que gosta, em pequenas porções, evitando o excesso, de tempos em tempos, como uma forma de benefício por uma conquista de autonomia ou de decisão própria e não por merecimento. Merecer todos merecem.

· Transcenda sua própria individualidade, seu ego. Busque a individuação, separe-se da simbiose com o outro, mas não esqueça o senso de comunidade, o amor, o respeito ao próximo.

· Acredite que você é parte de um projeto universal, transcendental e NÃO apenas local ou mundano. De um sentido para sua vida, tenha um propósito. Reinvente-se.

Baseado no livro “Amar ou depender” - Walter Riso

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page